sexta-feira, 25 de março de 2016

ENTENDENDO A PÁSCOA






    Hoje (25 de março de 2016), comemora-se a sexta-feira santa, a páscoa. Infelizmente muitos não entendem a origem e o significado da páscoa, por isso esse dia, para essas pessoas, se torna apenas mais um feriado qualquer.
    O objetivo desse texto é apenas despertar o interesse pela pesquisa sobre esse assunto. 
    A páscoa cristã nasceu quando o povo hebreu foi liberto da escravidão do Egito.
    Na Bíblia nós temos a descrição da origem da Páscoa: "Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor." (Êxodo 12:11)
   A história revela que o povo hebreu estava sendo escravizado na terra do Egito e que Deus levantou um homem chamado Moisés para libertar esse povo da escravidão. 
    Porém o Faraó do Egito não queria libertar o povo, motivo pelo qual o Senhor precisou enviar dez pragas para convencer o Faraó a libertar os hebreus.
    A última praga foi a morte de todos os primogênitos (primeiros filhos). Para livrar os primogênitos dos hebreus, o Senhor determinou que fosse morto um cordeiro (Jesus é o nosso cordeiro pascal - 1 Co 5:7).
   Deus determinou que a carne fosse temperada com ervas amargas e comida (Jesus teve o seu corpo ferido e crucificado) e o sangue deveria ser passado nos umbrais da porta da casa para impedir que a morte chegasse aos filhos de Israel (o sangue de Jesus nos dá a vida eterna).
   No dia seguinte todo o povo hebreu foi liberto da escravidão do Egito, todas as enfermidades foram tiradas do meio do povo, o ouro do Egito foi lhes dado e eles começaram a sua peregrinação no deserto.
   O cordeiro morto é uma representação de Jesus Cristo. A carne nos cura das maldições do pecado e o seu sangue nos livra do pecado e da morte eterna. Em Cristo nossos pecados são perdoados e Deus nos livra da morte, das enfermidades, das escravidões da vida (traumas, depressão, etc) e nos torna ricos nEle.
   Enfim, a páscoa não é somente mais um feriado onde nos reunimos para comer peixe e chocolate. A páscoa é uma celebração onde comemoramos a vida, a cura, a liberdade e a prosperidade.

   Uma feliz páscoa.

Um comentário:

Hélcia disse...

Amém pastor! Muito bom e esclarecedor, eis aqui uma fonte de aprendizado com base bíblica. Parabéns!
E a páscoa. O pêssach(hebraico), que significa passagem,foi feito pelo sangue,da morte para vida eterna. Aleluia!

Postar um comentário

Dê a sua opinião