sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

COMO VENCER O MAL




Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Rm 12:21


Existe um aparente paradoxo na orientação bíblica transcrita acima, pois nós somos acostumados a retribuir  na mesma moeda aquilo que é feito contra a nossa pessoa. 

Se alguém me ignora, acabamos ignorando ela também. Se alguém nos desconsidera, acabamos desconsiderando-a, enfim, somos treinados na famosa lei do Talião que diz: olho por olho, dente por dente.

Ocorre, porém, que as nossas ações demonstram quem nós somos. O próprio Jesus ensinou que a árvore é conhecida pelos seus frutos, ou seja, as nossas ações refletem o que está dentro de nós.

Imagine a seguinte situação: uma pessoa A ofende B, que retribui ofendendo a pessoa A. Ora, se Deus quisesse intervir, em favor de quem ele interviria, se ambos são ofensores?

Eu me lembro de um casal que estava acompanhando, eles já haviam se separado e estavam tentando a reconciliação. Um dia perguntei ao marido como estavam as coisas. Ele respondeu que estavam muito difíceis, pois a sua mulher era muito ciumenta. Então, perguntei como ele reagia diante do ciúme. Ele respondeu que ficava muito irado e que eles acabavam brigando. 

Abri a Bíblia no livro de Gálatas, capítulo 5, e mostrei que tanto ela quanto ele estavam praticando as obras da carne e que, consequentemente, seria impossível para Deus intervir, pois nenhum dos dois andavam no fruto do Espírito. Acabaram se separando de novo...

Se o bem está em nós, as nossas ações devem revelar SEMPRE o bem e nunca o mal. A Bíblia diz que o amor de Deus foi derramado pelo Espírito Santo em nossos corações e que nós somos co-participantes da natureza divina.

Isso quer dizer que o bem está dentro de nós e, por isso, devemos manifestá-lo em todas as circunstâncias. Enfim, se alguém vem com pedras para atirar em você, retribua com flores. Devolva o mal com o bem.

Se o bem está em você, VOCÊ JÁ VENCEU O MAL.


NOVAS ATITUDES, NOVOS RESULTADOS

2 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião